Os mais velhos devem se lembrar de uma novela que passou na década
de 1970 chamada O Espigão. O seu enredo
mostrava como a construção de um grande empreendimento poderia mexer com a vida
de muitas pessoas. Um empresário tentava convencer uma família a vender seu
imóvel para a construção de um hotel.
Na ficção, esse tipo de empreendimento sempre esteve associado à
especulação. Na vida real, é mais comum do que se pensa. Imóveis antigos dão
lugar a novos prédios. Casas são adquiridas pelo Poder Público para a
construção de linhas de metrô e ruas são alargadas para a melhoria
do transporte público.
Esse último dilema vive atualmente o Itaim Paulista. A Prefeitura
projeta a construção de dois novos corredores de ônibus, o Itaim/Celso Garcia,
que ocupará a av. Marechal Tito, coração comercial do bairro; e o Itaim/São Mateus, que percorrerá a Avenida Dom
João Nery. Eles ainda estão no papel, mas já causam certa confusão.
O objetivo é a melhoria na mobilidade urbana e a diminuição
das distâncias com o ganho de tempo no transporte público. Mas esse tipo de
intervenção é uma moeda de duas faces: a negativa e a positiva.
A negativa vem da necessidade de desapropriação de imóveis residenciais
e comerciais ao longo dessas avenidas para o alargamento inevitável das vias
para a intervenção. Há a possibilidade de desapropriação de imóveis, que nunca
são pagos de acordo com o mercado - ou mesmo são despejados.
Já no lado positivo dos alargamentos e das novas vias está a valorização
dos imóveis remanescentes nas avenidas e, em efeito dominó, daqueles que ficam
mais próximos desses endereços.
O projeto foi aprovado na Câmara de Vereadores em primeira
instância, mas ainda deve ser votado novamente e passar pela sanção do
prefeito. De qualquer forma, a SPtrans, que será responsável pelas obras,
garante que todo o traçado deverá contar com custos com desapropriações,
preservação de patrimônios, unidades de saúde, escolas, creches, praças,
parques e áreas de habitação de interesse social. Ou seja, essa mudança ainda
terá de ser muito bem debatida.