O bairro de Itaquera está localizado na zona leste de São Paulo. Seu nome tem origem na língua tupi. Antigamente, existiam muitas pedras na região e os índios que habitavam o local deram ao nome que significa Pedra Dura.
Nesta época, existiam duas fazendas que formavam o bairro. A do Dr. Rodrigues Barreto e a de Caguaçu, que pertenciam aos carmelitas do Rio de Janeiro. Depois de um tempo, elas foram vendidas e os novos compradores construíram casas, comércios, capelas e etc. Foi a partir daí, que começou o desenvolvimento do bairro.
Leia também
Mercado imobiliário - Banco do Brasil aumenta participação em crédito imobiliário
Mesmo com valorização, Itaquera tem imóvel mais barato
Construção do estádio da Copa de 2014 valoriza Itaquera
Até o início da década de 1980, Itaquera era um bairro com pouca infraestrutura urbana. Hoje, o local está em constante desenvolvimento, o principal destaque da região é o Shopping Metrô Itaquera, que integra a estação Corinthians-Itaquera, linha 3 – vermelha do Metrô, além do Expresso Leste da CPTM.
Suas principais vias são: Avenida Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores, Rua Augusto Carlos Baumann, Avenida dos Campanellas, Radial Leste e Avenida Itaquera.
Atualmente, a região ganhou valorização com a construção da Arena de São Paulo, o
estádio do Corinthians, mais conhecido como “Itaquerão”. O local será sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e ocupa um terreno de 200 mil metros quadrado.
A construção do estádio já teve impacto no mercado imobiliário do bairro. A média do valor por metro quadrado dos
apartamentos à venda em Itaquera é de aproximadamente R$ 3.200,00 (três mil e duzentos reais)*.
Confira os
imóveis na região de Itaquera.
*Fonte: Portal ZN Imóvel / janeiro de 2013