Esta semana começa a Copa do Mundo. O jogo de abertura será em Itaquera e o bairro se valorizou com o torneio. Mas será que isso se manterá?
Itaquera não será a mesma depois do dia 12 de junho. A zona leste não será mesma. A data é do jogo inicial da Copa do Mundo. A palavra-chave é "legado". E ficam as dúvidas: o que se deixará para depois da Copa e o que será da zona leste.
Não há menor dúvida que a região não era a mesma. As obras viárias que foram e estão sendo feitas mudaram e mudarão a cara da zona leste. O Itaquerão - ou o nome que tiver no futuro - também já fez a sua parte, valorizando os imóveis em seu entorno - e até alguns bairros mais distantes. Tudo isso já foi analisado aqui e em inúmeras publicações do setor.
A Prefeitura garantiu que a região não vai parar de crescer e que a Copa foi só o início da mudança. A iniciativa privada torce para isso, pois também apostou nesse potencial de crescimento antes e depois do torneio.
Os mais otimistas vão apostar no crescimento constante e com maior valorização. Os pessimistas vão afirmar que isso não vai durar um ano. Depois que a poeira baixar, tudo regredirá. Os realistas vão esperar para ver e apostar as suas fichas no caminho que se mostrar.
Enfim, o que se espera é que não se acabe na Copa. Que todos os investimentos continuem e não só no entorno do estádio, mas na zona leste como um todo. É esperar e tentar fazer com que isso aconteça. A zona leste não pode parar