Localizado na zona leste da capital paulista, o Jardim Maringá tem a sua origem a partir de um loteamento de uma área muito extensa, que deu origem também à Vila Matilde. Quem implantou o loteamento que originou esse bairro foi Juvenal Ferreira, cunhado de Dona Escolástica Melchert da Fonseca – que era a proprietária da gleba original e que ia desde a Guaiaúna até a Fazenda do Carmo, conhecida hoje como Parque do Carmo. O nome tem origem na homenagem de moradores do bairro, muitos vindos do Japão, à cidade paranaense cuja presença nipônica é marcante.
O Jardim Maringá fica incrustado entre Itaquera e Vila Matilde, o que, de certa forma, impede seu maior crescimento. Apesar disso, começam a aparecer alguns prédios residenciais. Os casas e sobrados ainda são maioria. O comércio local é forte, mas a proximidade com o Centro Comercial Aricanduva – o maior da America Latina – faz com que os moradores o procurem com mais intensidade. O bairro é considerado dormitório, pois possui poucas empresas, muitas de pequeno e médio porte, o que proporciona poucos empregos no bairro. Por isso, o Pólo Industrial da Zona Leste é muito esperado pelo Jardim Maringá.
Jardim Maringá em números
Subprefeitura Penha
Conhecendo o bairro
Um bairro marcado por diversas pequenas ruas que servem de passagem para seus moradores e da vizinhança. O comércio local se espalha pelo bairro, mas há um certo destaque para a Rua Fernandes Portalegre, com muitas lojas e escritórios, notadamente de advocacia e imobiliárias. Não se tem muitos registros de que foi Fernandes Portalegre, um escrivão municipal da província de São Paulo do século XVII.
Fontes: sites Wikipédia e da Prefeitura de São Paulo
Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)