A zona leste que antes era vista como uma “região dormitório” em São Paulo, hoje, é considerada um local propício para investimentos. A ZL ainda ostenta imóveis de altíssimo padrão (Jardim Anália Franco, Tatuapé e Mooca) e não deixa a desejar em comparação com a zona sul. Além disso, nos últimos anos, o governo (apesar das críticas), investiu consideravelmente nos lugares mais desprivilegiados, proporcionando qualidade de vida aos moradores mais carentes.
São notáveis as transformações e melhorias que ocorreram. Como o campus da Universidade de São Paulo – USP Leste – EACH. E no bairro de Itaquera, as obras do estádio do Corinthians, que será sede da Copa do Mundo de 2014.
Outro grande investimento na zona leste é a construção do monotrilho (previsão de entrega para o final de 2013), considerado uma das melhores alternativas de transporte urbano, sendo ágil, rápido e menos poluente.
Junto com esse desenvolvimento, além das grandes incorporadoras, as construtoras de pequeno porte observaram esse nicho de mercado e adquiriram vários terrenos com valores acessíveis. Lançaram diversos condomínios fechados de sobrados, beneficiando a valorização na área. É possível encontrar este tipo de imóvel em grande escala, principalmente nos bairros do Cangaíba, Penha, Itaquera e Vila Matilde (hoje com mais de 500 ofertas no Portal ZL Imóvel).
O comércio melhorou muito nos últimos anos, após o surgimento de alguns shoppings. Entre eles estão os mais recentes: Metrô Boulevard Tatuapé, Metrô Itaquera e o Mooca Plaza.
Lazer e entretenimento também tiveram destaque na zona leste. Em 2010, foi inaugurado o parque da Integração Zilda Arns, no bairro de Sapopemba, com 224 mil m². Já no bairro da Penha foi implantada a ciclovia, no Parque Linear Tiquatira, em 2012.
Tantos diferenciais fazem da zona leste uma região atrativa para investimento.
O mercado imobiliário na zona leste de São Paulo está aquecido devido aos modernos investimentos realizados. A região, antes considerada como "dormitório", tornou-se propícia para investimentos, contando com imóveis de alto padrão e infraestrutura semelhante à zona sul. O governo investiu em lugares desprivilegiados, melhorando a qualidade de vida dos moradores carentes, com destaque para a construção do monotrilho e a chegada de grandes incorporadoras e construtoras de pequeno porte. Além disso, o comércio, lazer e entretenimento na região também se destacaram, tornando a zona leste atrativa para investimentos.