O mercado imobiliário sempre promoveu uma verdade: o imóvel é a principal compra de uma vida. Essa máxima está mais do provada de acordo com estudo promovido pela imobiliária Lopes ainda nos últimos meses do ano passado.
Segundo o levantamento da empresa, o paulista (morador da Capital e de outras cidades no entorno), compra, em média, 1,8 imóvel durante sua vida. A amostra ouviu 1.199 entrevistados, potenciais consumidores, entre junho e julho de 2012.
A idade tem íntima relação com o potencial de compra. Os compradores com mais de 50 anos é que atingem mais essa marca. Consumidores de clientes de até 29 anos acumulam menos bens, apenas 0,2 imóvel. Aqueles que estão na faixa entre 30 e 39 anos têm 0,6 propriedade e os que estão entre 40 e 49 anos, tem média de 1,4 imóvel.
LEIA TAMBÉM:
Itaquera de ontem e de hoje
Mercado Imobiliário: A valorização do bairro do Tatuapé
Mercado imobiliário - Banco do Brasil aumenta participação em crédito imobiliário
Um ponto interessante do levantamento é a questão renda X aquisição, mostrando que o poder de compra e comprometimento de renda são primordiais na aquisição. Cerca de 75% dos entrevistados com renda familiar mensal de até R$ 9.999 ainda não haviam adquirido um imóvel. Em compensação, esse porcentual cai para 29% entre potenciais compradores com renda de, pelo menos, R$ 10 mil.
Para 56% dos entrevistados há intenção de comprar o primeiro imóvel. A grande maioria, 96% deles, iria usar o bem como moradia própria. Para aqueles que já haviam adquirido ao menos uma unidade, 21% era para investimento.