Ao ano, no Brasil, começa efetivamente depois do Carnaval e para o mercado imobiliário as notícias são excelentes. Especialistas em investimentos garantem que os números que começam a ser apresentados nos dois primeiros meses do ano já dão sinais positivos. Segundo esses analistas, investir no mercado imobiliário terá bons resultados, pois os sinais são bastante favoráveis.
Diversos fatores macroeconômicos fazem com que a aplicação em imóveis seja ainda mais atrativa em 2013. O cenário: juros baixos, o que desestimulou a corrida por aplicações de renda fixa; bolsa de valores instável e mercados mundiais em baixa. Isso faz com que investir no setor gere boa rentabilidade e segurança. O imóvel vive um momento de maior valorização e seu retorno está acima da inflação. O risco é mais baixo que outras aplicações e o ganho é mais seguro.
Leia também:
O progresso do bairro Aricanduva
Zona leste continua a região mais barata da cidade
A expansão do bairro do Belém em São Paulo
Outros fatores de mercado fazem com que o investimento seja ainda mais interessante. A queda da taxa de juros, por parte dos bancos, para o financiamento de imóveis, inclusive para os de maior valor, faz o setor ser mais interessante e rentável. Além disso, acesso mais fácil ao crédito imobiliário, com taxas reduzidas, ampliam o perfil do investidor. Daquele que compra para uso próprio e para quem investe. Hoje, a classe C também começou a investir em imóvel.
É claro que, como todo investimento, imóveis requerem alguns cuidados: se o imóvel é usado, pode até ter preço mais atrativo, mas o retorno demora um pouco mais em razão de gastos com reformas; sempre é necessário analisar o que vale mais, se novo ou usado.