O Parque São Lucas surgiu em 1944 e nessa época a região era apenas um grande brejo, a leste da capital. Essas terras pertenciam aos irmãos Antônio, Luís e Domingo de Luccas, cujo sobrenome deu origem ao nome do futuro bairro.
Francisco Fett, um imigrante alemão chegado ao Brasil logo após o término da Primeira Guerra Mundial, foi um dos fundadores do bairro. Com o capital da venda de uma cervejaria que possuía em Munique, comprou uma gleba de terras, com estradas de terra e muitas inundações, conhecido até então como Parque Santa Maria.
O bairro se consolidou, com o passar do tempo, com o surgimento de forte comércio e novas moradias. A partir dos anos 40, com a intensa migração para São Paulo, a região passou a ser um bairro dormitório recebendo uma população oriunda principalmente de Minas Gerias e do interior do estado que iam para a capital para trabalhar nas fábricas da região do Rio Tamanduateí (Mooca, Vila Prudente, Ipiranga e ABC Paulista).
O italiano Padre Aldo Giuseppe Maschi (1920-1999) chegou ao Parque São Lucas por acaso, já que fora enviado em missão para outra região de São Paulo, mas se encantou com a população local e decidiu ficar no bairro, onde existia uma pequena capela (Capela de Santo Antônio). O Pe. Aldo construiu ali, no lugar dessa capela, uma grande paróquia (Paróquia São Filipe Neri) em homenagem a São Filipe Neri, fundador da Congregação do Oratório. Fundou também, ao lado da paróquia, o Oratório de São Filipe Neri do Parque São Lucas. Foi esse oratório que nomeou a Estrada do Oratório (atual Avenida do Oratório, que continua indiretamente no município de Santo André), importante estrada que cortava a vila.
São Lucas em números
Subprefeitura: Vila Prudente
Bairros do Parque São Lucas: Vila Ema e Vila Rosa
Estimativa populacional: 140 mil
Renda média: R$ 1.102,72
Ìndice de Desenvolvimento Humano: 0,847 (considerado elevado)
Conhecendo o bairro
A avenida principal do Parque São Lucas é a Oratório, que teve origem no oratório criado pelo Padre Aldo, mas outro logradouro que corta o bairro, foi e é de suma importância para o desenvolvimento do bairro e de toda a região é a Avenida Professor Luiz Ignacio Anhaia Mello. O professor Luiz Ignacio Romeiro de Anhaia Mello nasceu em São Paulo em 1891, filho de Luiz de Anhaia Mello (fundador da Politécnica). Em 1916, aos 21 anos de idade, formou-se engenheiro arquiteto pela Escola Politécnica. Em 1926 passou a catedrático da mesma Escola Politécnica, chegando a ser seu diretor em 1930. Em 1931, durante a interventoria de João Alberto, ocupou o cargo de Prefeito do município de São Paulo. Em 1941 dirigiu a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Em 1948 fundou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) sendo o seu primeiro diretor. Voltou a dirigir a FAU em 1959, aposentando-se em 1961. Em 1950, ocupou o cargo de vice-reitor da USP. Dirigiu também o Centro de Estudos e Pesquisas Urbanísticas e foi presidente da Comissão de Construção da Cidade Universitária de São Paulo em 1948. Foi, ainda, vereador em São Paulo, secretário da Viação e Obras Públicas do Estado, fundador e presidente da Sociedade Amigos da Cidade, presidente do Instituto de Engenharia e vice-presidente da União Internacional de Arquitetos. Publicou duas importantes obras: “O Problema Social dos Serviços de Utilidade Pública” e “O Recreio Ativo e Organização nas Cidades Modernas”. Em 1961 recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela USP e de “Professor Emérito” da Escola Politécnica. Era casado com Melania Novaes de Anhaia Mello com quem teve seis filhos. Faleceu em São Paulo em 1974.
Fontes: site da Prefeitura de São Paulo e Wikipedia
Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)