A Vila Zelina é um bairro paulistano próximo ao bairro do Ipiranga, onde está localizada a Igreja São José de Vila Zelina, fundada por lituanos, e onde até hoje há comemorações, missas e eventos lembrando a terra natal desses imigrantes. As residências e o comércio estão ao longo da principal avenida do bairro, a Avenida Zelina.
Não se sabe ao certo a data em que a Vila Zelina foi oficialmente fundada. Porém, sabe-se que no final de 1927 já havia resquícios de moradores ou, pelo menos, pessoas que transitavam por esta região, conhecida ainda no século 19 como Baixos do Embauba. Cláudio Monteiro Soares Filho, um dos proprietários de grande parte dessas terras, resolveu então lotear o espaço em 1927 e vender, para que se povoasse o local, já que em Vila Prudente, bairro vizinho, as fábricas e a atividade comercial já eram latentes.
Porém, como Monteiro Soares Filho não tinha muito tino para a venda, delegou esta função a um imigrante recém-chegado da Rússia, Carlos Corkisco, que instalou uma espécie de escritório no lugar onde hoje funciona a Padaria São José, bem no Largo de Vila Zelina.
Recém-chegado com outros imigrantes do leste europeu, Corkisco foi para a região do Brás e da Mooca (mais precisamente para a hospedaria dos imigrantes, que é onde todos ficavam quando chegavam ao Brasil) para fazer propaganda das novas terras à venda em um lugar bem próximo, mas bem mais tranqüilo. Como tinha fluência das línguas russa, lituana e polonesa, essas nacionalidades foram as que mais adquiriram um espaço de terra, em sua maioria lituanos.
A Vila Zelina é um dos poucos bairros de São Paulo que podemos considerar tranqüilos para se viver. Muitos moradores ainda guardam tradições antigas de seus países de origem em diversos aspectos. O bairro ainda não foi tão atingido pela especulação imobiliária, mas já tem várias nuances de modernidade, trazidas por uma nova geração de moradores.
O comércio do bairro é um dos mais fortes de toda a região, com grandes bancos e lojas dos mais variados artigos. Pela movimentação de pessoas, o trânsito local também está cada dia mais intenso, quebrando de certo modo a tranqüilidade peculiar do bairro.
Conhecendo o bairro
O principal via de da Vila Zelina é a Avenida Zelina. Mas por que o nome Vila Zelina? Zelina era a filha de Cláudio Monteiro Soares Filho e, para homenageá-la, quando loteou suas terras, Monteiro Soares batizou o bairro com o nome da filha. Claro, que a prinicpal via do bairro levaria o nome da querida filha de Cláudio.
Fontes: sites da Prefeitura de São Paulo, Wikipédia e Portal da Vila Zelina
Elaborado por: Marco Barone (barone.noticias@spimovel.com.br)